Data:8 de maio de 2024
Atitude

Por que a atitude é mais importante que a inteligência?

Quando se trata de sucesso, é fácil pensar que pessoas abençoadas com cérebros inevitavelmente vão deixar o resto de nós na poeira. Mas novas pesquisas da Universidade de Stanford mudam essa idéia.
A psicóloga Carol Dweck passou toda a sua carreira estudando atitude e desempenho, e seu último estudo mostra que a atitude é um melhor indicador do seu sucesso do que o seu QI.
Dweck descobriu que as principais atitudes das pessoas se enquadram em uma de duas categorias: uma mentalidade fixa ou uma mentalidade de crescimento.
Com uma mentalidade fixa, você acredita que é quem é e não pode mudar. Isso cria problemas quando você é desafiado, porque tudo o que parece ser mais do que você pode lidar, fazr você se sentir sem esperança e oprimido.

Pessoas com uma mentalidade de crescimento acreditam que podem melhorar com esforço. Eles superam aqueles com uma mentalidade fixa, mesmo quando têm um QI mais baixo, porque abraçam desafios, tratando-os como oportunidades para aprender algo novo.

Por quê atitude é mais importante que inteligência

Por quê atitude é mais importante que inteligência

O senso comum sugere que ter capacidade, como ser inteligente, inspira confiança. Sim, mas apenas enquanto as coisas são fáceis. O fator decisivo na vida é como você lida com contratempos e desafios. Pessoas com uma mentalidade de crescimento recebem reveses de braços abertos.

Segundo Dweck, o sucesso na vida é como você lida com o fracasso. Ela descreve a abordagem do fracasso de pessoas com a mentalidade de crescimento dessa maneira: “Falha é informação – nós a rotulamos como falha, mas é mais como ‘Isso não funcionou e eu sou um solucionador de problemas, então tentarei outra coisa'”.

Independentemente de qual lado do gráfico você se enquadre, você pode fazer alterações e desenvolver uma mentalidade de crescimento. A seguir, algumas estratégias que ajustam sua mentalidade e ajudam a garantir que ela seja o mais orientada para o crescimento possível.

Não fique desamparado

Todos atingimos momentos em que nos sentimos impotentes. O teste é como reagimos a esse sentimento. Podemos aprender com isso e seguir em frente ou deixá-lo nos arrastar para baixo. Existem inúmeras pessoas bem-sucedidas que nunca teriam conseguido se tivessem sucumbido a sentimentos de desamparo: Walt Disney foi demitido do Kansas City Star porque ele “não tinha imaginação e não tinha boas idéias”. Oprah Winfrey foi demitida de seu emprego como A âncora da TV em Baltimore por ser “muito investida emocionalmente em suas histórias”, Henry Ford teve duas empresas de automóveis com falha antes de ter sucesso com a Ford, e Steven Spielberg foi rejeitado várias vezes pela Escola de Artes Cinematográficas da USC. Imagine o que teria acontecido se alguma dessas pessoas tivesse uma mentalidade fixa. Eles teriam sucumbido à rejeição e abandonado a esperança. Pessoas com uma mentalidade de crescimento não se sentem impotentes porque sabem que para ter sucesso, você precisa estar disposto a fracassar e depois se recuperar.

Ser apaixonado

Pessoas empoderadas perseguem suas paixões implacavelmente. Sempre haverá alguém que é naturalmente mais talentoso do que você, mas o que lhe falta de talento pode compensar a paixão. A paixão das pessoas capacitadas é o que impulsiona sua busca incansável pela excelência. Warren Buffet recomenda encontrar suas paixões mais verdadeiras usando, o que ele chama, a técnica 5/25: Anote as 25 coisas que mais lhe interessam. Em seguida, elimine 20 menos preferidas . Os 5 restantes são suas verdadeiras paixões. Todo o resto é apenas uma distração.

Tome uma atitude

Não é que as pessoas com uma mentalidade de crescimento sejam capazes de superar seus medos porque são mais corajosas do que o resto de nós; é que eles sabem que medo e ansiedade são emoções paralisantes e que a melhor maneira de superar essa paralisia é agir. Pessoas com uma mentalidade de crescimento são capacitadas e sabem que não existe um momento verdadeiramente perfeito para avançar. Então, por que esperar por um? Agir transforma toda sua preocupação com o fracasso em energia positiva e focada.

Em seguida, vá a um passo a mais (ou dois)

Pessoas empoderadas dão tudo de si, mesmo nos piores dias. Eles estão sempre se esforçando para ir além. Um dos alunos de Bruce Lee corria cinco quilômetros todos os dias com ele. Um dia, eles estavam prestes a atingir a marca de cinco quilômetros quando Bruce disse: “Vamos fazer mais três”. Seu aluno estava cansado e disse: “Morrerei se correr mais dois”. Resposta do Bruce? “Então faça.” Seu aluno ficou tão zangado que terminou as oito quilômetros. Exausto e furioso, ele confrontou Bruce sobre seu comentário, e Bruce explicou o seguinte: “Saia e você pode estar morto. Se você sempre limita o que pode fazer, físico ou qualquer outra coisa, ele se espalhará pelo resto da sua vida. Vai se espalhar para o seu trabalho, para a sua moralidade, para todo o seu ser. Não há limites. Existem platôs, mas você não deve ficar lá; você deve ir além deles. Se isso mata você, mata você. Um homem deve constantemente exceder seu nível.
Se você não está melhorando um pouco a cada dia, provavelmente está ficando um pouco pior – e que tipo de vida é essa?

Espere resultados

As pessoas com uma mentalidade de crescimento sabem que vão falhar de tempos em tempos, mas nunca deixam isso impedir que esperem resultados. A expectativa de resultados mantém você motivado e alimenta o ciclo de empoderamento. Afinal, se você acha que não terá sucesso, por que se preocupar?

Seja flexível

Todo mundo encontra adversidades imprevistas. Pessoas com uma mentalidade empoderada e orientada para o crescimento abraçam a adversidade como um meio de melhoria, em oposição a algo que as impede. Quando uma situação inesperada desafia uma pessoa empoderada, ela se flexiona até obter resultados.

Não reclame quando as coisas não saem do seu jeito

Reclamar é um sinal óbvio de uma mentalidade fixa. Uma mentalidade de crescimento procura oportunidades em tudo, portanto, não há espaço para reclamações.

Reunindo tudo isso

Ao acompanhar como você responde às pequenas coisas, você pode trabalhar todos os dias para se manter do lado direito do gráfico acima.

Compartilhar