É muito fácil no mundo de hoje ir da calma à crise em apenas alguns segundos. Eventos ruins fazem parte da vida tanto quanto os bons.
Eckhart Tolle diz: “Seja o que for que o momento presente contém, aceite-o como se você o tivesse escolhido”.
Quando as coisas não estão indo bem, ferramentas de saúde mental podem ajudar muito a acalmar seu cérebro e corpo. Seguem 4 ferramentas:
Respiração lenta
Embora seja conhecido há muito tempo que a respiração lenta tem um efeito calmante sobre suas emoções e corpo, e que a respiração rápida e superficial deixa seu cérebro e corpo ansiosos, a ciência não sabia exatamente por quê. Os pesquisadores descobriram que sua taxa de respiração está diretamente conectada ao seu cérebro por meio do que está sendo chamado de “marca-passo respiratório”. O marcapasso respiratório é um grupo de neurônios na base do tronco cerebral e foi descoberto pela primeira vez em ratos em 1991. Desde então, foi identificado e estudado em humanos. Esses neurônios têm uma linha direta com o centro de excitação do cérebro e podem dizer ao cérebro que há uma emergência e disparar os alarmes do corpo, ou mantê-lo em equilíbrio, mantendo uma sensação de calma. Quando você intencionalmente desacelera sua respiração, esses neurônios não enviam o sinal de pânico. Na maioria das vezes, sua respiração é controlada pelo cérebro subconsciente. No entanto, a qualquer momento, você pode assumir o controle e mudar a forma como respira, o que altera simultaneamente suas emoções e sistema nervoso. Portanto, a respiração profunda controlada é uma maneira segura e rápida de reduzir o estresse e a ansiedade no local.
Técnica Grouding(Aterramento)
O Grounding é uma prática de mindfulness que pede que você guie sua atenção para longe do que está estressando você e observe seu ambiente físico. A evidência científica de que a atenção plena ajuda a acalmar o cérebro e o corpo imediatamente é impressionante. Essa prática muda a atividade do cérebro e acalma o centro do medo.Há um conjunto de redes neurais, chamado de rede de modo padrão (DFM), que é o estado de ativação do seu cérebro quando está em repouso – sem prestar atenção a nada em particular. Quando você está atento, direcionando intencionalmente a atenção para dentro e cultivando a consciência de algo (no caso do aterramento, seus sentidos físicos), você está se tornando ciente do que seu DFM está fazendo e exercendo controle sobre ele. Orientar seu DFM, por meio de grounding ou qualquer outra prática de mindfulness, é uma habilidade que você pratica e desenvolve como aprender a tocar piano. Você está treinando seu cérebro para se libertar dos ciclos de pensamento que geram ansiedade e se orientar no momento presente. Temos um outro post detalhando essa técnica e seus benefícios, clique aqui.
CURAR – Recebendo o bem
Seu cérebro tem essencialmente duas configurações: reativo e responsivo. Contanto que suas necessidades básicas sejam atendidas, seu cérebro deve assumir um modo de resposta padrão, em que esteja seguro, relaxado, calmo e tranquilo. Quando algo acontece no ambiente que faz com que seu cérebro se sinta um pouco ameaçado, seu sistema límbico ativa o alarme de luta ou fuga e seu cérebro muda para o modo reativo.Ter um cérebro reativo ajudou a manter nossos ancestrais vivos. No entanto, no mundo de hoje, o alarme soa com muita frequência. Sempre que você se sente pressionado, preocupado, irritado ou desapontado, o mesmo mecanismo entra em ação, o que não só parece ruim e pode levar à ansiedade e depressão, mas é prejudicial à sua saúde física, pois o estresse crônico contribui para um sistema imunológico enfraquecido e aumenta o risco de ataque cardíaco e derrame. No modo reativo, seu cérebro evitativo sente medo e raiva.Em Hardwiring Happiness: The New Brain Science of Contentment, Calm, and Confidence, o Dr. Rick Hanson propõe que desenvolvamos o que ele chama de “um viés de responsividade” internalizando intencionalmente experiências positivas em nossos cérebros. Hanson chama isso de “absorver o que é bom”.Dan Siegel, professor clínico de psiquiatria na Escola de Medicina da UCLA e Diretor Executivo do Mindsight Institute, oferece uma prática que chama de SIFTing para acalmar o cérebro. SIFTing pede que você faça uma pausa e permita que a parte racional do seu cérebro, o lobo frontal, dê alguma orientação ao seu cérebro emocional, ao sistema límbico.Com SIFTing, você está intencionalmente tomando um momento para acalmar conscientemente a reação instintiva de seu cérebro. Se você seguir as etapas descritas no SIFT, acalmará seu cérebro e corpo naquele momento imediato. Por causa da neuroplasticidade, a capacidade do cérebro de mudar de forma e função com a repetição, ao longo do tempo e com a prática, o SIFTing pode ensinar seu cérebro a ser menos reativo e permanecer em um modo responsivo por mais tempo. Na verdade, é apenas mais uma prática de atenção plena.Consulte Mais informação
Afirmações
A cada minuto de cada dia, seu corpo está mudando fisicamente em resposta aos pensamentos que passam por sua cabeça. Só de pensar em algo faz com que seu cérebro envie sinais aos músculos e libere neurotransmissores. Esses produtos químicos controlam praticamente todas as funções do seu corpo, incluindo seu humor e sentimentos. Esse processo pode prejudicá-lo – como no caso de pensamentos ansiosos e negativos – ou ajudá-lo. Uma maneira de aproveitar esse poder para se ajudar é por meio de afirmações. Afirmações, também chamadas de autoafirmações, são pensamentos que você intencionalmente apresenta para apoiar, encorajar e acalmar seu cérebro e corpo no momento. Podem ser afirmações positivas desafiando pensamentos e crenças específicos negativos, deprimentes ou geradores de ansiedade. Eles também podem ser apenas pensamentos gerais de apoio e encorajamento. A ciência mostra que a afirmação pode reduzir o estresse com sucesso e ter muitos outros benefícios. Sua mente geralmente pensa em imagens para acompanhar as palavras. As palavras em uma afirmação, automática e involuntariamente, trazem imagens mentais relacionadas. É por isso que as afirmações e a visualização funcionam particularmente bem juntas. Você pode combiná-los intencionalmente para uma ferramenta de saúde mental ainda mais poderosa.